
Nessa segunda parte do artigo veremos as demais leis do sucesso que foram traçadas por Napoleon Hill, em seu livro “The Law of Success” (A Lei do Triunfo – título da publicação no Brasil).
Se você ainda não leu a primeira parte deste artigo, sugerimos a sua leitura, e ele pode ser encontrado bem aqui, onde abordamos as 6 primeiras Leis, ou habilidades que toda pessoa de sucesso possui, ou então, qualquer pessoa deve desenvolver para se tornar bem sucedido, não somente no âmbito financeiro, mas também em todas as suas relações, sejam elas profissionais, de negócios, familiares e até mesmo as sentimentais.
Vejamos agora as demais Leis do Sucesso:
7ª Lei – Autocontrole
Quem possui esta característica, podemos dizer que é dono de si mesmo. Muitos certamente irão pensar que essa habilidade se trata apenas de controlar a sua raiva e frustrações para não “explodir” com outras pessoas. Porém, possuir autocontrole vai muito além disso!
É não deixar que suas paixões o dominem e não faz nada que prejudique o seu estado de consciência, como o uso de drogas ou abuso do álcool.
A pessoa que possui autocontrole tem total consciência de tudo ao seu redor e também de si mesmo (pensamentos e ações), que podem desviá-lo ou atrasá-lo de seus objetivos e seus propósitos, desta forma, planejando e moldando seus passos e atitudes de maneira prática, racional e eficiente.
8ª Lei – Fazer mais do que a obrigação
Para entender esse ponto, você deve imaginar que existe basicamente dois tipos de pessoa, principalmente no âmbito profissional: A que executa e a que não, o que lhe é pedido.
A primeira é o mínimo que se espera de um profissional e a segunda já se pode imaginar que não terá mesmo qualquer possibilidade de crescimento profissional.
Contudo, mesmo a primeira podendo ser classificada como bom profissional, ele não é nada além do que se espera, ou seja, normal, assim como tantos outros.
Se você usa ou pensa na frase “eu não sou pago pra isso”, ou ainda “minha função não é essa”, sinto dizer, mas você precisa rever seus conceitos se deseja progredir profissionalmente.
Em meio a tantos bons profissionais, se destacará e chamará a atenção de seus superiores, justamente aquele que vai além do lhe é pedido, de sua função, carga e salário. E somente que é notado normalmente é promovido, pois sua empresa e superiores sabem e sentem que não podem perder este talento e farão o possível, de maneira positiva para mantê-lo na empresa.
Essa regra vale também para os negócios e também nas relações interpessoais, pois o ser humano tem o hábito de reconhecer e valorizar o que está além do que foi prometido ou acordado, o chamado “plus”.
9ª Lei – Personalidade atraente
Lembre-se do ponto importante que já abordamos antes aqui: A vida humana, em qualquer estância, é constituída de relações interpessoais e é óbvio que o bem sucedido é capaz não somente de atrair, mas cativar e manter as melhores relações possíveis.
Ser agradável é além de tudo, ser simpático, saber ouvir com interesse as outras pessoas e principalmente, saber o que falar e quando falar.
A apresentação através de bom e adequado modo de se vestir, além de asseio é importante, mas que fique claro, que não se trata aqui de padrões ou estereótipos criados pela moda ou tendenciosos.
10ª Lei – Pensar com exatidão
Pensar com exatidão é saber reconhecer os fatos reais (e buscá-los sempre) ao invés de dar ouvidos ao imaginário ou a meras informações que surgem por meio das pessoas ao seu redor.
E após reconhecer os devidos fatos, quem pensa com exatidão, os classifica adequadamente em grau de importância, ou seja, os mais ou menos importantes e os dá a devida atenção.
Aquele que gasta toda a sua energia, seja ela mental ou física, em questões de pouca importância, certamente está perdendo a oportunidade de lidar com o que realmente importa, e é aí que se perde as maiores oportunidades e se desvia dos objetivos principais da vida.
11ª Lei – Concentração
Com certeza, quando Napeleon Hill realizou sua pesquisa não havia internet, e-mail e muito menos WhatsApp. Atualmente, tais recursos nos auxiliam muito em nossas atividades, mas a grande parte da população se tornou vítima do imediatismo, e que acabaram resultando em pessoas vítimas de diversas formas de ansiedade e/ou com déficit de atenção.
Ter foco é fundamental para a execução de qualquer atividade, quando se quer obter o melhor resultado possível. E isso não será obtido se sua cabeça está sendo desviada para alguma resposta que estar por vir em um aplicativo do celular ou e-mail.
Certamente este não era um grande problema quando o livro foi escrito, porém hoje, talvez seja a habilidade mais difícil de adquirir.
Porém existe formas eficazes de desenvolver a sua concentração, como exemplo as técnicas de meditação e relaxamento, além da terapia psicanalítica que poderá descobrir a origem de sua ansiedade.
12ª Lei – Cooperação
Nenhuma pessoa bem sucedida está ou esteve sozinha em sua jornada de sucesso. Ao contrário, sempre esteve cercada de pessoas que também buscam seu próprio propósito de sucesso, seja em sua organização, negócio e até mesmo dentro de nossas famílias.
Uma pessoa bem sucedida, não necessariamente, deve conhecer ou saber fazer tudo, mas deve sempre conhecer alguém que saiba e faça aquilo que ele não pode.
A cooperação está diretamente relacionada as relações interpessoais, ou seja, você jamais deve-se se esquecer de que o sucesso de outras pessoas ligadas a você de alguma forma, estão relacionadas ao seu sucesso.
Para que um líder tenha sucesso, seus liderados deverão também atingir um grau relativo de sucesso. Se você possui algum tipo de negócio, ele irá progredir muito mais, se seus funcionários obtiverem algum tipo de êxito e bem estar que outros negócios não são capazes de proporcionar.
Não pensar em subalternos e empregados como meras ferramentas de trabalho e dar importância ao bem estar deles, como indivíduos, que também estão em busca de sua própria versão do sucesso, é um passo muito importante para o seu.
13ª Lei – Fracasso
Nenhuma pessoa está livre de cometer erros ou ter que encarar os fracassos da vida, e muitas vezes isso vai além de nosso controle, porém a forma de como lidar diante de tais infortúnios é o que faz a verdadeira diferença.
Se você analisar a história de grandes personalidades de sucesso, irá descobrir que todas elas em sua jornada de sucesso sofrem grandes perdas, desilusões ou fracassos.
Walt Disney teve seus trabalhos iniciais várias vezes recusados e seu primeiro sucesso foi perdido para uma empresa em uma batalha judicial que quase o levou a falência.
Steve Jobs foi destituído da Apple, empresa que ele mesmo o criou, pela junta diretora da empresa.
Aprender com tais situações é primeiro passo. Avaliar toda a situação de maneira ampla, porém objetiva é importante para reconhecer onde erramos e não cometer os mesmo equívocos no futuro.
Resiliência, que é a capacidade para não se deixar abater, recomeçar e seguir adiante com novos planejamentos e se for o caso até de objetivos, porém jamais permanecer como se fosse um fracassado.
Lembre-se, você pode ter apenas passado por um fracasso, mas isto não o torna um fracassado.
14ª Lei – Tolerância
Todas as pessoas, sem exceção ou distinção, possuem suas próprias limitações. Saber lidar com tais limitações, tantos as nossas como a dos demais é um grande e valiosa habilidade.
Você jamais terá o controle sobre todas as pessoas ou situações que lhe acontecem, mas você sempre poderá ter o controle sobre como reagir diante de ocorridos.
Reagir de maneira paciente e construtiva, não apenas irá minimizar eventuais problemas, mas causará não somente em você, mas em todos ao seu redor, a possibilidade de liberar energias para se concentrar na solução e não nos problemas e falhas.
Aquele que condiciona a sua felicidade a concretização de objetivos, certamente estará fadado à tristeza.
Lembre-se que você também é falível e que eventualmente irá precisar da tolerância dos outros também para consigo!
15ª Lei – A Lei de Ouro
Fazer aos outros aquilo que quer que seja feito a você mesmo, foi chamada por Napoleon Hill como a “Lei de Ouro”.
Você provavelmente pode estar pensando que se trata apenas de dar certo carácter religioso ou filosófico a questão toda… Mas tenha em mente que acreditando você, ou não, em Deus, em uma força criadora, ou qualquer outra forma de divindade, esta questão possui grande influencia em sua vida e pode, necessariamente não ter qualquer relação com o fato de você ser religioso ou não.
Imagine um comerciante que possui uma personalidade gananciosa e sem escrúpulos para com seus clientes e colaboradores. Qual o tipo de cliente e qual o tipo de funcionário se prestará a manter relações comerciais e de trabalho com tal pessoa?
Em contra partida, o comerciante que se preocupa em oferecer sempre os melhores produtos, serviços, com margens sólidas, porém honestas, além de se preocupar com o bem estar de seus funcionários, certamente estará atraindo os melhores clientes, e haverá fila de boas e capacitadas pessoas querendo trabalhar para ele e aqueles que já trabalham, terão prazer e orgulho nisso.
Esse tipo atração é absolutamente natural e ocorre em todos os aspectos de nossa vida. Se as pessoas, de uma forma geral, se dessem conta do quão importante é essa lei, certamente viveríamos em um mundo muito melhor.
Se você não acredita nisso, sem problemas, mas se ficou tentado, faça um teste, desafiamos você fazer um pequeno teste, uma semana apenas e veja o que acontece em sua vida.
Um vídeo que se tornou viral na internet, produzido pela Life Vest Inside mostra isso de maneira bem simples: Pessoas surpreendidas por algo bom, acabam se tornando impelidas a passar isso adiante.
Vale a pena ver o vídeo que além de muito bem feito, possui uma ótima trilha sonora.
O mais incrível da chamada Lei de Ouro, é que é não precisa de nenhum requerimento prévio, esforço, dinheiro, recursos ou nada parecido além de sua boa vontade para ser colocada em prática.
A Lei mais importante como classificou Napoleon Hill, na verdade, seria a habilidade mais simples de ser colocada em prática e a que mais traria benefícios a nossa sociedade.
Para desenvolver ou aprimorar as outras habilidades apresentada neste artigo, nós do Instituto Kundalini, poderemos auxiliá-lo através do Desenvolvimento Pessoal ou da psicanálise para que você se torne uma pessoa de sucesso, ou se você já é, elevar a sua performance ao seu melhor nível.
Outras técnicas integrativas também poderão ser aplicadas para que você atinja seus objetivos da maneira mais rápida e eficiente.
Deixe seus comentários neste post ou entre em contato conosco e teremos o maior prazer em lhe atender.
Deixar um comentário