
Estado onde nos sentimos inteiros, íntegros e completos, onde não nos falta nada e somos gratos por tudo o que possuímos.
Pouco importa o tipo de pessoa que você é, sua formação, suas crenças, condição ou nível social, pois no fim, este é um estado que todos nós buscamos incondicionalmente.
Uma coisa é certa: Plenitude nos sugere felicidade e paz interior, e é por isso que tanto a buscamos.
Obviamente, não é uma condição simples de ser alcançada, pois a grande maioria possui conceitos e crenças incorretas de como atingir estado. E não é a toa, que podemos encontrar pessoas de muitas posses e riquezas que são muito infelizes, para não dizer deprimidas, que dariam tudo o que possui para sentir-se plenos e em paz consigo mesmo.
Em uma sociedade em que fomos criados sob a “Lei de Gerson”, onde o tal “jeitinho” já se tornou aceitável e até visto como característica de nosso povo, onde a corrupção se tornou endêmica, atingir a plenitude consigo mesmo parece ser algo inalcançável.
Mas o que de fato, mesmo vivendo nesta atual sociedade, o poderíamos fazer para atingir a nossa própria plenitude?
Antes de qualquer coisa, algumas crenças limitantes precisam ser urgentemente abandonadas:
- Acreditar que somente o dinheiro, a riqueza e os bens materiais irão lhe garantir a tão sonhada paz e tranquilidade. O fato é que o conforto material nos traz certa tranquilidade, porém no momento que vivemos nossas vidas como prisioneiros deste propósito, nos tornamos escravos desse comportamento. Você vive pelo dinheiro? Ou o dinheiro lhe serve?
- Acreditar que uma ação é aceitável por que “todo mundo faz o mesmo”. Se você justifica seus atos, em sua consciência, desta forma, está sabotando a si mesmo e a todos ao seu redor.
- Acreditar que os outros ou até mesmo Deus, são os responsáveis por não conseguir o que deseja. Ao invés disso, já se perguntou: O quanto permitiu tal situação? O quanto fez, trabalhou e lutou por aquilo que quer? Deu tudo de si para conquistar seu objetivo?
Estas três crenças, muito comuns em nosso meio, são verdadeiros venenos a sua vida e irão lhe impedir ou tornar muito difícil que você atinja a sua plenitude.
Importante saber que temos que nos tornar conscientes de que nossa plenitude não se encontra primordialmente localizada em bens materiais e no que os outros fazem ou pensam. Nossa plenitude sempre estará em nós mesmos, em nosso interior e no conhecimento de nós mesmos.
O médico Indiano Dr. Deepak Chopra, possui um texto muito interessante a respeito do que seria a plenitude a partir de dez passos iniciais e que adaptaremos seu texto original para este artigo.
- Reconheça que existe um poder superior no universo, maior do que a pequena existência humana. Plenitude: Você se torna mais humilde.
- Aproveite as oportunidades de colocar mais amor no mundo. Plenitude: Você se torna mais adorável.
- Reserve alguns minutos do dia para refletir ou contemplar algo belo. Plenitude: Você se torna mais forte.
- Seja mais receptivo. Plenitude: Você se torna mais gracioso.
- Perdoe alguém que você não perdoaria. Plenitude: Você se torna mais generoso.
- Reconheça seus erros. Plenitude: Você se torna mais responsável.
- Tente enxergar o lado bom dos outros. Plenitude: Você se torna mais positivo.
- Reflita sobre o seu modo de pensar e de agir. Plenitude: Você se torna mais centrado.
- Abençoe o mundo. Plenitude: Você se torna uma bênção.
- Dê o melhor de si em cada relação. Plenitude: Você se torna mais amoroso e próximo de Deus.
Por acaso percebeu o quanto são simples tais atitudes? E que não lhe custaria nada ou sequer tomaria seu tempo se as colocasse como práticas em sua vida?
Certo, você pode dizer que não é religioso, que não acredita em Deus ou em uma força superior, mas certamente não passou imune sobre todos os dez itens, não é mesmo?
Você não será capaz de mudar as pessoas ao seu redor pelo simples fato de querer muda-las. Mas bons exemplos são contagiantes!! Seja na família, no trabalho ou em qualquer lugar. Quando se dá conta, suas relações, seus amigos e todos ao seu redor mudaram também, por terem gostado do que viram em você, ou então por terem se distanciado, permitindo que novas portas se abrissem para novos relacionamentos, mas agora, em sintonia com o seu novo “eu”.
Seja você a mudança que você quer ver no mundo.
– Mahatma Gandhi
Se você gostou deste artigo, deixe seus comentários abaixo ou indique-o a uma amigo(a).
Algumas crenças limitantes, associadas a conflitos internos, muitas vezes nos impendem de ver além de nós mesmos em busca de nossa plenitude. Se você deseja aprimorar seus conceitos e se ver livre de suas limitações, nós do Instituto Kundalini, poderemos auxiliá-lo através do Desenvovimento Pessoal ou da psicanálise para que você se torne uma pessoa com mais foco e objetividade em suas buscas pessoais.
Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em lhe atender.
Simplesmente encantada com o site. Os artigos são muito bem elaborados, com uma linguagem clara, o que nos possibilita entender com mais facilidade. Parabéns!!!
Agradecemos pelo comentário, o que muito nos motiva em nosso trabalho !! Tudo de bom !!
Achei aqui o significado de PLENITUDE em linguagem clara e objetiva.
Gostei