
Você está se sentindo, de certa forma, estranho a uma série de coisas em sua vida?
O título até pode lhe sugerir uma relação qualquer com algum tipo de religião ou crença, mas este estado independe completamente de tais questões e qualquer indivíduo está sujeito a estas questões, incluindo até mesmo aqueles que não acreditam em Deus.
Não há uma forma de se programar para tais acontecimentos, você simplesmente os vivencia interiormente, sem qualquer explicação ou motivo aparente para isso.
Inesperadamente, você se encontra em um turbilhão de emoções e sentimentos novos, jamais sentidos antes e se sente até mesmo perdido.
Isso na verdade é um clamor interno por liberdade!
Sim, seu inconsciente, ou sua alma, para os que acreditam em sua existência, clama desesperadamente por libertar-se de conceitos, ideias, pensamentos, ações e atitudes que até então faziam parte do que você tinha como parâmetros em sua vida.
É um desejo de deixar o “homem velho” de lado e dar lugar ao “homem novo”. Se livrar de uma série de coisas que faziam parte de sua vida e dar lugar ao novo.
Você poderá, claro, não atender este chamado interior, mas descobrirá mais cedo ou mais tarde, que não irá se livrar disso, podendo resultar, inclusive, em diversos incômodos, como ansiedade e até mesmo depressão.
Dar vazão a isso, primeiramente compreendendo e depois vivenciando isso tudo, será a forma mais saudável e prazerosa de transpor esta etapa.
A seguir, alguns sinais onde você poderá se reconhecer e que poderão a lhe ajudar a guiar os seus passos futuros:
Você se sente sozinho e perdido
Você se sente como nada mais fizesse sentido em sua vida e todos ao seu redor não são capazes de entender o que você está passando e sentindo.
Você percebe que muitas coisas em sua vida não são verdadeiras
Muitas de suas crenças, ideias e até mesmo valores passam a não fazer mais sentido para você, como se não fossem verdades, ou até mesmo que eram conceitos que simplesmente foram absorvidos de outras pessoas e que não são seus.
Você começa a perceber melhor seus hábitos negativos
Você passa a notar que alguns, e até muitos hábitos e comportamentos que tinha, eram na verdade negativos e nocivos, não só a você, mas aos outros ao seu redor. Você ainda pode sentir uma imensa vontade e até dor interior que lhe clama por estas mudanças.
Conversas e diálogos com os outros parecem superficiais e/ou fúteis
Parece que qualquer assunto discutido em uma conversa já não lhe interessa e às vezes em meio a algum tipo de “papo furado”, você até mesmo se irrita internamente. Pensamentos do tipo: “como as pessoas podem perder tempo com isso?” são comuns.
Clamor por autenticidade e verdade
Você não somente passa a enxergar as máscaras que tinha que usar e usava antes para, por exemplo, agradar a sociedade ou ser aceito em algum grupo ou local, porém agora isso lhe incomoda demais e tudo o que você quer é não ter mais que usar nenhuma destas máscaras. Tudo o que quer é ser autêntico e verdadeiramente quem você é.
Desejo de entender a si mesmo
Questões como “quem eu sou?”, “por que estou aqui?” e “para onde vou?”, passam por sua mente a todo instante, podendo chegar, até mesmo, como uma espécie de pensamento obsessivo.
Desejo de ter tempo para você sozinho
Mesmo que você seja uma pessoa extrovertida, cheia de amigos e colegas, atividades sociais, etc., você passa a sentir que seus melhores momentos são aqueles em que você se encontra sozinho, entre seus próprios pensamentos e isso lhe traz grande conforto. Você passa a gostar mais do silencio e começa a evitar seus programas costumeiros com os outros. Se distanciar de amigos ou eles se distanciarem nessa fase é muito comum.
Curiosidade e pensamentos reflexivos
A sua curiosidade sobre coisas e assuntos que jamais teve, surgem como uma onda arrebatadora. Você começa a ler a aprender sobre estas coisas e quanto mais aprende, mais deseja aprender. Refletir sobre a beleza e simplicidade das coisas, como a luz do sol, a chuva, os pássaros em sua janela, que sempre estiveram por lá, mas nunca havia pensado nessas coisas, e refletido em detalhes assim antes.
Propósito e missão de vida
Você ainda não tem ideia, mas experimenta um forte desejo e, até mesmo, alguma dor interior de que sua vida tenha um propósito, uma missão, ou simplesmente um significado que seja maior do que, até então, está vivendo.
Você começa a enxergar as ilusões da sociedade
Sucesso, poder, materialismo já não mais lhe agradam como antes e você começa a ver o quanto era um escravo deste tipo de comportamento dentro da sociedade.
Você passa a perceber o quanto as pessoas ao seu redor são infelizes
A percepção do quanto sofrimento há no mundo, nas pessoas ao seu redor e na sociedade não passam mais despercebidas por você e que geram, até mesmo, indignação.
Você começa a experimentar mais da compaixão e empatia
Como você passou a perceber o sofrimento dos outros, isso lhe traz um forte sentimento de compaixão e empatia. Inicialmente, isso pode lhe trazer muita dor, pois a dor do outro, passa a ser a sua dor.
Você experimenta períodos de ansiedade e depressão
Durante as fases anteriores é comum vivenciarmos períodos de muita ansiedade e até mesmo depressão, pois todos estes sentimentos são conflitantes, nada é mais como era antes e você ainda não consegue lidar com a maioria deles.
Aumento de sua intuição
Você que antes era uma pessoa muito racional e prática, começa a vivenciar agora questões que lhe são trazidas por sua intuição. Por exemplo, algo que parece certo, mas sua voz interior lhe diz que tem algo errado e ao final, tinha mesmo algo errado, ou vice versa. E você passa ficar mais atento a essa sua voz interior e começa a confiar mais nela.
Sincronicidade
Sabe aqueles eventos que normalmente são chamados de acaso, sorte ou coincidência? Eles passam a acontecer com muito mais frequência em sua vida.
O conceito de sincronicidade foi explanado por Carl Gustav Jung que diz que nada ocorre por acaso, mas na verdade, são força psíquicas que interagem entre si e convergem neste tipo de evento.
Desejo de mudança de trabalho e carreira
Você não apenas deseja largar seu trabalho atual e não por uma questão financeira, promoção, reconhecimento, entre outras, mas porque simplesmente por sua carreira, ou até mesmo o que faz, não terem mais sentido em sua vida. Há agora um forte desejo de aprender algo novo, se desenvolver e principalmente fazer algo que goste e ame fazer.
Respeitar mesmo não concordando com os outros
Apesar de não concordar com as atitudes e comportamentos das pessoas, nem por isso irá entrar em conflito com elas. Aliás, agora você faz de tudo para fugir de qualquer tipo de situação conflituosa.
Você compreende que cada um tem o seu pensamento e forma de agir e você respeita a todos, pois sabe que já passou por isso também, já se equivocou várias vezes e que a pessoa, mais cedo ou tarde, também irá chegar a novas conclusões, assim como você chegou.
Desejo de fazer do mundo um lugar melhor
Não pela imposição, mas pelo seu exemplo. Você percebe que tentar mudar o mundo exterior é inútil se primeiro você não mudar a si mesmo. Nesta fase você vivencia um desejo enorme de ser útil a sociedade, seja através da caridade ou trabalho voluntário e não se importa que os outros sequer vejam ou reconheçam o está fazendo.
Livre de expectativas
Quando você passa a controlar e trabalhar melhor todos os seus conflitos internos, você não mais cria expectativas sobre as pessoas. Conflitos, discussões e dramas já não fazem mais parte de sua vida. Você percebe que cada um tem as suas qualidades e dá mais atenção a elas do que os defeitos.
Conclusão
A medida que você vai aprendendo a lidar com estes conflitos, a vida vai se tornando mais leve a prazerosa, no entanto, outros sinais e questões certamente irão surgir, porém nesta etapa você está muito mais disposto e otimista para enfrentá-los.
Saiba que você não está sozinho e existem mais como você. Como já dito acima, muitas destas questões poderão lhe trazer grandes momentos de ansiedade e até mesmo depressão, que apesar de passageira, merece sua atenção para que não se prolongue.
Buscar auxílio para lidar com estas questões, além de importante, poderá contribuir muito para seu bem estar e compreensão de tudo isso que lhe acontece.
Nós do Instituto Kundalini, poderemos auxiliá-lo através de várias técnicas e terapias, como a psicanálise para que você compreenda melhor todas essas e outras questões de sua busca e compreensão de si mesmo. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em lhe atender.
E você, já experimentou alguns desses sinais? Deixe seus comentários abaixo e se você gostou deste artigo, indique-o a uma amigo(a).
Acredito que seja uma grande etapa esse processo, pois alguns desses sinais já aconteçam comigo a um tempo, outros estão acontecendo nesse exato momento e outros ainda não vivenciei… Esse texto foi de grande ajuda, bom saber que existe outras pessoas como eu!
Obrigado por seus comentários Mariana.
Com certeza esta não é uma jornada simples e caminhamos nesta vida somente com o propósito de evoluirmos individualmente, cada um ao seu modo e a seu tempo. O que alguns encaram com dificuldades, outros como oportunidades de crescimento e este é o maior desafio que este processo nos exige.
Que a sua jornada seja repleta de novas descobertas e seus objetivos sejam alcançados.