Instituto Kundalini - Narcisismo

De alguma forma, todos nós, sem exceção, possui alguma característica narcisista. O problema é o quanto você possui e o quanto isso pode prejudicar a sua vida.

É comum ouvir alguém usar o termo narcisista para se referir a alguém que preza e ressalta muito por sua imagem. Ainda mais nestes tempos onde as mídias sociais são cada vez mais populares e as “selfies” representam grande parte das postagens onde vender a própria imagem parece ser o que mais importa atualmente.

Porém o narcisismo vai muito além desta questão.

O que é Narcisismo?

A Mitologia Grega nos conta sobre Narciso, que era um rapaz de uma beleza única.

Apesar de não se dar conta de sua própria beleza, pois nunca havia se visto, Narciso era cortejado por todas as ninfas que da região, porém, ele as rejeitava totalmente.

Ao ver o seu reflexo em um lago, se apaixonou por sua própria imagem e passou dias ali em contemplação. Não suportando mais ficar longe daquela imagem que lhe rendia uma paixão avassaladora, decidiu ir ao encontro dela e pulou no lago, onde morreu afogado.

Esse conto foi usado por Sigmund Freud, o criador da psicanálise, para elaborar uma importante teoria sobre o Narcisismo e até por isso ganhou esse nome.

Um recém-nascido não é capaz de reconhecer a sua individualidade. Suas necessidades e vontades precisam ser atendidas na hora.

Ele só passará a reconhecer a si mesmo como indivíduo a partir de 1-2 anos depois e para isso utilizará muito do que sente a partir do que lhe é oferecido por seus pais (ou os que o criaram) e das pessoas em seu meio.

Essa fase, que foi chamada por Freud de Narcisismo primário, é muito importante para a formação do indivíduo.

Um bebê que recebe atenção de mais ou de menos, poderá ter problemas futuramente e carregar traços narcísicos que poderão lhe prejudicar em suas relações de toda espécie, e em casos extremos até resultar em psicoses.

Não culpe ou julgue seus pais!

Importante ressaltar esse ponto, pois na maioria das vezes, os pais fizeram o melhor que poderiam fazer.

Ninguém fez um curso ou teve matéria na escola sobre como ser um pai ou uma mãe. Cada um possui um modelo de pai e mãe que é absorvido dos pais que eles mesmos tiveram.

Distúrbios do Narcisismo

O maior problema causado por questões mal trabalhadas do Narcisismo são os relacionamentos.

Normalmente são pessoas que possuem problemas de relacionamento familiar, social, profissional e amoroso. Não necessariamente em todas estas áreas, apesar disso poder ocorrer.

Sofrem duramente por conta disso, porém não se dão conta de sua condição.

Possuem relações conflituosas dentro da família.

Apesar de sempre desejarem ter uma relação amorosa estável, sempre tiveram grandes decepções, relacionamentos não duradouros, ou até, por conta disso vivem apenas de encontros casuais.

No âmbito profissional podem lhe trazer grandes frustrações, como problemas sérios de relacionamento com chefes e colegas de trabalho, nunca conseguem permanecer em um trabalho por muito tempo, não conseguem boas oportunidades de emprego e até mesmo de promoções.

Socialmente, não possuem amizades sólidas, verdadeiras ou duradouras, apesar de desejarem isso.

Como avaliar e reconhecer a si mesmo como Narcisista?

Para a psicanálise, o narcisismo caracteriza o indivíduo que admira excessivamente a sua própria imagem e possui uma paixão por si mesmo.

Porém, são poucas as pessoas capazes de reconhecer isso em si mesmas, apesar dos muitos problemas que enfrentam na vida. Outros, capazes de reconhecer, acabam por mascarar para o mundo externo, de alguma forma.

Abaixo, segue uma lista de perguntas que você poderá fazer a si mesmo para refletir sobre esta questão e que estão focadas em nossa vida prática e atual.

A ideia não é criar ou fazer julgamentos, ou fazer com que você se sinta culpado, nem nada do tipo, mas simplesmente trazer a questão do narcisismo para a sua consciência e então, após se reconhecer, buscar seu próprio desenvolvimento pessoal, e se for o caso, buscar auxílio.

  • A grande maioria de suas postagens nas redes sociais são de “selfies”? Você sente uma frequente necessidade disso? Mesmo que seu post fale de um assunto diverso, uma frase de alguém famoso, respeitado, etc., você sempre inclui uma “selfie”?
  • Você dá muita importância ao seu corpo e a sua imagem?
  • Você se preocupa demais com sua rotina de academia, dietas, etc?
  • Se sobressair sobre todos é muito importante?
  • Você se sente alguém melhor e até especial, de alguma forma, em relação aos outros?
  • Você não gosta e não pode depender de ninguém para nada?
  • Você está sempre envolto(a) em pensamento do tipo: Eu quero isso, ou aquilo, eu tenho que ir a tal lugar e vou, não vivo sem isso ou aquilo?
  • Você prioriza o poder, status e privilégios?
  • Os outros não lhe compreendem e/ou estão sempre errados?
  • Você precisa ser sempre o(a) melhor naquilo que faz?
  • Aquilo que você diz e prega não é exatamente aquilo que você faz?
  • Você tem a necessidade de liderar e dizer o que precisa ser feito?
  • Você é um animador(a) nato(a)?
  • Você detesta ter que lidar com suas emoções?
  • Você é o macho ou a loba que possui a vida inteira a sua frente?
  • Você é visto(a) pelos outros como atraente, que se veste bem, acima da média, ou o(a) melhor?
  • Você tem o hábito e até gosta de xingar e falar mal dos outros?
  • Se você não estiver no controle, nada dará certo ou sairá da melhor forma possível?
  • Em uma reunião ou conversa, você prefere falar a ouvir e fica ansioso(a) por sua vez de falar?
  • Você trai ou mente para as pessoas em seus relacionamentos, seja na família, trabalho ou amoroso?
  • Em seus relacionamentos amorosos, você é descartado(a) em pouco tempo?
  • Você coloca determinadas pessoas em pedestais como ídolos?
  • Você sente prazer em acabar com as pessoas, seja pela escrita ou verbalmente?
  • Seus pais lhe adoram, mas é por isto que lhe ignoram?
  • Você escolhe seus amigos para parecer descolado(a) ou se sobressair entre eles?
  • Se você não consegue se sobressair em um ambiente, evento ou ocasião, fica introspectivo(a) ou hipersensível?

Como utilizar este questionário de forma construtiva?

Novamente, lembre-se que a ideia não é criar autojulgamentos e abalar sua autoestima. O principal de tudo é trazer a sua consciência pontos importantes para seu próprio conhecimento, e então, fazer com que você busque uma evolução pessoal e assim, possa se livrar de certos problemas e inconveniências em sua vida, proporcionando uma melhora substancial em sua qualidade de vida, principalmente em seus relacionamentos.

Como dito anteriormente, todo indivíduo possui algum, ou mais traços narcísicos. Então não se desespere de você se identificar, até mesmo, com vários destes questionamentos.

O ponto chave aqui é quando você se identificar com qualquer uma delas, tente sentir efetivamente, o quanto de desconforto ela lhe traz e o quanto ela lhe afeta.

Às vezes, a pessoa poderá apenas reconhecer uma única questão, porém ela lhe trará um sentimento tão pesado e ruim, que isso já poderia ser um indício de que você tem alguma questão a ser trabalhada.

Não existe “preto e branco” aqui, uma fórmula exata para os distúrbios do narcisismo. Cada pessoa processa tais questões de forma muito particular.

Quanto mais algo lhe afetar, negativamente, maior deve ser a prioridade que você der dar a isso, se quiser lidar bem com a situação e assim progredir como ser.

Tratamento dos Distúrbios do Narcisismo

A grande maioria dos distúrbios narcísicos surgem na primeira infância e através de mecanismos inconscientes, muitas vezes, fazem com que a pessoa tenha comportamentos prejudiciais, não só a ela mesmo, mas a todos ao seu redor, sem mesmo saber que faz isso.

Por meio da psicanálise é possível investigar tais questões, chegando a sua origem causadora. Desta forma, tais conteúdos, trazidos a tona do autoconhecimento, poderão ser trazidos a tona da consciência e trabalhados da melhor maneira possível.

Não há um tempo específico para isso, pois tudo depende não somente do empenho e dedicação do portador destes distúrbios, mas também do terapeuta escolhido.

Porém, esta é a forma que poderá lhe trazer os melhores resultados.

Você gostou e se identificou com este artigo? Seus comentários ou questões serão bem vindos e você poderá fazê-los logo abaixo.

Caso você tenha se reconhecido no texto, reconhecendo que pode haver algum problema desta ordem em sua vida e seus relacionamentos, e deseja mudar isso tudo, entre em contato conosco do Instituto Kundalini e teremos o maior prazer em lhe atender e poderemos fazer uma avaliação sem qualquer compromisso.

Entre na nossa lista VIP para receber nosso conteúdo por e-mail!