
Sem dúvida, este período de isolamento, por conta da epidemia do Corona Vírus (COVID-19) tem sido extremamente desafiador para grande maioria da população, mas existem muitas coisas que podem ser feitas para auxiliar, e ainda, tirar muito proveito da situação.
Para os que sofrem com a ansiedade, a rotina normal diária, principalmente a frenética, das grandes cidades, cria uma espécie de fuga para os pensamentos que tanto atormentam a mente.
Porém, como dito, isso é uma simples fuga para a ansiedade de fato que possuem razões, muitos vezes, bem profundas.
Cabeça vazia, oficina do diabo. Dito popular que para quem sofre com a ansiedade sabe muito bem o que significa…
E em um momento em que a pessoa se vê forçada a se isolar consigo mesmo, seus pensamentos de ansiedade vêm à tona e ganham proporções devastadoras.
Levando em conta, esse período longo de isolamento, por conta da epidemia, provavelmente, muitos irão entrar em desespero, apresentarão sintomas físicos que jamais tinham enfrentado, como taquicardia, sudorese, hipertensão, dores musculares, entre, outras.
Mas o pior de tudo, podendo levar a situações extremas de irritabilidade, agressividade, pânico, depressão e em casos mais extremos, até tentativa de suicídio.
Dentro de uma residência, onde se encontram isolados com seus cônjuges, filhos, pais e/ou parentes, isso tudo pode se agravar com brigas e discussões, pois as questões individuais de cada um passam a interagir e aí está a receita para se tornar um ambiente nocivo a todos, que acarretarão em prejuízos de ordem mental, sentimental e até financeiro.
E existe algo que pode ser feito? Sem dúvida!! Muitas coisas!!
Oferecemos aqui uma lista com uma série de possibilidades, que se forem levadas adiante, não apenas fará com que você supere esse momento, e ainda mais, tirar grande vantagem pessoal e familiar, que jamais teria a oportunidade:
- Faça uma limpeza em seu lar que nunca havia feito antes.
- Troque os móveis de local, mude a decoração (sabe aquelas coisas que sempre ficaram guardadas?). Faça isso, diversas vezes, pois a mudança no ambiente garante uma nova visão e seria como se estivesse em um novo local.
- Aproveite para reparar, consertar, montar e desmontar, tudo aquilo que você pensava em fazer, porém sempre deixava de lado.
- Envolva seus filhos nessas operações, dentro da capacidade e habilidade de cada um. Crianças ficam muito entediadas e dar algo novo à eles, pode ser ótimo, e no futuro verão a importância do auxílio nas tarefas do lar.
- Arrume armários, gavetas e dispensas. Faça uma doação de tudo aquilo que não usa mais e jogue fora aquilo que não presta. A aparência do ambiente em que você vive, reflete os seus pensamentos, ou seja, um lar bem arrumado e limpo, sem dúvida diz como é a sua mente.
- Sabe aquele livro que sempre quis ler e sempre usou a desculpa da falta de tempo? Existem inúmeros livros em PDF que podem ser baixados gratuitamente. E existe até mesmo áudio-livros no Youtube se você pensar em dizer que não gosta de ler.
- E aquela habilidade que sempre quis aprender? Que tal fazer isso agora? Novamente, no Youtube, por exemplo, existem inúmeros tutoriais e com a internet, material para isso não irá lhe faltar.
- E que tal aprender ou praticar o Inglês e ainda entreter as crianças? Assista os desenhos favoritos deles, em Inglês desta vez ao invés do Português. Para as crianças, será como assistir o desenho deles pela primeira vez, e por associação (como aprendemos o próprio português) irão se familiarizar e aprender este, ou qualquer outro idioma e você, aprende e treina junto.
- Que tal reinventar a sua culinária? Afinal, ninguém aguenta comer sempre as mesmas coisas depois de um tempo. Novamente, pesquise, experimente novas receitas, ou até reinvente os mesmos pratos que estão habituados a fazer.
- Aproveite para falar com amigos e parentes distantes. Aqueles que você sempre queria encontrar, mas o tempo nunca deixava.
- Estude com os seus filhos! Afinal, esse será um ano escolar desafiador para eles. Busque o assunto no Youtube, existem vídeos incríveis, aulas, entre outros que irão ajuda-los de uma forma incrível. Faça de sua casa uma escola virtual de alto nível.
- Se você possui alguma crença ou religião, separar um momento para orar e praticar seus rituais, poderá ser uma fonte muito grande de relaxamento e se conectar com sua espiritualidade.
- Meditação é um incrível ferramenta no combate à ansiedade. Ansiosos possuem grande dificuldade nessa área. Pesquise sobre formas de meditação que lhe agrada. No Youtube existem várias meditações guiadas que irão lhe auxiliar. Comece meditando por curtos intervalos, um ou dois minutos, são mais que suficientes para quem está iniciando e aumente o período gradativamente a medida que se sente mais confortável.
- De certa forma, criar uma rotina para estas ações trará segurança e tranquilidade, e estipular horários dentro do dia para cada uma delas é importante.
- A vida conjugal também pode ser muito desafiadora neste período. Criar momentos de intimidade ao casal é fundamental. Que tal fazer uso daquelas roupas íntimas, perfumes, velas, etc, que estão guardadas há tempos? Criar o clima, o ambiente, poderá resgatar momentos incríveis!
- Por último, mas não menos importante, se puder e quiser, procure um terapeuta. Muitos estão atendendo remotamente, via Skype e WhatsApp, e você poderá finalmente descobrir as causas reais de sua ansiedade. Como dito no início deste artigo, a ansiedade, muitas vezes, possui causas bem profundas e somente como o auxílio de um terapeuta, você poderá acessá-las.
Deixar um comentário