A Difícil Arte de Pensar

Pensar, raciocinar propriamente dito, é uma característica humana que acompanha nossos ancestrais mais distantes.

A Filosofia Grega surgiu a mais de 2500 anos atrás e seus maiores ícones, como Sócrates e Platão são objetos de estudo até hoje e algumas de suas reflexões são tão atuais como naquela época.

Se olharmos a nossa história, são inúmeros os chamados “grandes pensadores”, mas ao olharmos para os tempos atuais, tudo isso parece estar mudando drasticamente.

“Fake News”, atualmente é um dos termos mais utilizados nas mídias.

Inteligências Artificiais (IA), como ChatGPT e outras, ganham cada vez mais espaço nos noticiários, prometendo criar de pinturas a músicas e até mesmo teses de doutorado, em substituição ao pensamento humano.

O que afinal está acontecendo? Simples: pensar (raciocínio lógico e crítico) não é uma tarefa fácil e para muitos até motivo de dor, estresse e ansiedade, logo é mais fácil delegar isso à outra pessoa e até uma máquina.

Nos deparamos incessantemente com discussões políticas ao redor do mundo sobre como regular, controlar e combater as Fake News, mas será que a melhor das legislações irá mudar alguma coisa?

Claro que não ! A grande maioria das Fake News propagadas só ganha proporção porque as pessoas acreditam nelas e as propagam como verdade.

Porém, com uma simples análise lógica e crítica, já seria possível concluir que tais notícias seriam falsas.

Ou seja, se grande maioria tivesse um certo nível de análise, nem sequer haveria necessidade de uma lei, pois as tais Fake News não seriam propagadas,

Os chamados “Influencers” que abordam os mais variados assuntos se alimentam das mesmas pessoas sem esse tipo de raciocínio. Alguns possuem canais de saúde e nem sequer tinham boas notas em Biologia no ensino médio.

São os pseudo-especialistas, que com sua linguagem “fácil” e muitas vezes perigosa, ganham milhares de seguidores.

Existem ainda os fanáticos, que acreditam fortemente em uma ideia, mesmo que a ciência já tenha derrubado tal conceito a séculos.

Existem os fanáticos políticos, sejam de direita ou esquerda, que acreditam que somente o seu político de estimação será o verdadeiro salvador do país.

Junte isso ao fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas as redes sociais e que estas usam de algoritmos sofisticados para manter você cada vez mais online em seus aplicativos.

Estes sistemas por exemplo, forçam à você a exibição de conteúdo lhe seja mais familiar.

Já notou que se você fizer uma simples pesquisa sobre um assunto qualquer, em pouco tempo lhe será servido na tela destes aplicativos, uma série dos mesmos assuntos e anúncios?

E se você continuar interagindo com tais sugestões, em pouco tempo, você estará preso nessa malha de imposições feitas pelas redes sociais.

Se você por acaso, interagiu com algo Fake, conteúdo absurdo, entre outros, a partir daí é só ladeira abaixo. Porque sua rede só vai lhe exibir tal conteúdo e você só irá interagir e “socializar” nas redes com o mesmo tipo de pessoa.

A verdade sempre será uma verdade, mesmo que ninguém acredite nela e uma mentira jamais será verdade, mesmo que muitos nela acreditem.

E por que então enfrentamos este caos ideológico em que existem pessoas e até sociedades que acreditam cegamente que a Terra é plana? Entre inúmeros outros absurdos como este?

Simples, porque pensar nos levar a tomar decisões e muitas destas que tomaremos serão erradas o que nos levam a um certo grau de sofrimento, tristeza, culpa e outros sentimentos ruins.

Fato é que todo aquele que toma decisões, erra e provavelmente erra mais do que acerta. Se você pesquisar a vida de pessoas bem sucedidas, verá o quanto erraram até o caminho de seu sucesso.

Mas por hábito, só enxergamos o sucesso que esta pessoa atingiu, mas dificilmente enxergamos o seu caminho que levou a tal sucesso que é repleto, na maioria das vezes de muito fracasso e sofrimento.

Como, obviamente, ninguém gosta de sofrer, muitos preferem não tomar decisões, permanecem onde se encontram, porque por pior que suas condições estejam, está é uma condição familiar, mesmo que sofrida também.

E esta “comodidade” leva a procrastinação, ao medo de tomar decisões e ao “comportamento de manada” onde o indivíduo acompanha o pensamento de um grupo que partilha de suas ideias mesmo que absurdas, pois assim, na possibilidade de falhar, divide-se a culpa (responsabilidade).

Se você perguntar para quem te enviou uma Fake News pelo WhatsApp: Você percebeu que isso que mandou é uma Fake News? Ele provavelmente vai te dizer que só enviou porque recebeu de outra pessoa, viu em um grupo, etc., ou seja, vai querer sempre tirar o corpo fora.

E é a partir deste conceito que nos piores casos, as pessoas ficam cada vez mais presas a ideias absurdas, Influencers de todo tipo lhes dizendo o que fazer, políticos, vigaristas, exploradores religiosos, filósofos do caos e do absurdo.

Muitos se desligam de suas famílias para se juntar aos “amigos” que compartilham de suas ideias.

Isso pelo simples fato de que não queremo tomar decisões, escolhas por si próprios e encararem a possibilidade de estarem errados.

Com o comportamente de se isolarem com os “grupos do absurdo”, quando se deparam com a situação de rídiculo em que se encontram, passam a culpar os demais, o governo, a religião, Deus, etc.

É mais fácil por a culpa em algo ou alguém do que tomar decisões e assumir as consequências, por que o sofrimento e a culpa passam a não existir.

Óbvio, que nosso país carece de um sistema de ensino capaz desenvolver o raciocínio crítico necessário para não cair nestas armadilhas, mas isso não garante a solução da questão.

Nosso país é um dos que menos lê no mundo !! Livrarias e editoras fechando suas portas. Porque? Por que ler é algo “solitário” que força o pensamento crítico e o raciocínio e para a grande maioria isso é um “sofrimento”,

Logo, se você chegou até aqui, parabéns, você é um privilegiado!

Na pandemia, vimos médicos (com CRM) negando a pandemia, receitando remédios cuja eficácia foi rechaçada por estudos científicos sérios e isso é apenas um exemplo de que um bom estudo não garante você ficar livre destas armadilhas, ou vai dizer que tais médicos não tiveram ótimas condições de estudo? Ou não seriam médicos, não é?

É claro que uma boa educação reduz esta pré-disposição, porém não garante imunidade.

Somente o raciocínio lógico e critico, além de coragem na tomada de decisões, garantirá à você a sua verdadeira individualidade.

É preciso coragem, mas também resiliência para superar todos os obstáculos que os equívocos de suas decisções possam lhe trazer.

Isso é Inteligência Emocional !!

Lembre-se que se você não tomar suas próprias decisões, outros ou as circunstâncias de seu meio tomarão por você.

Isso poderá lhe levar a caminhos e grupos de pessoas que lhe trarão grande prejuízo que pode ir do emocional ao financeiro e que depois para vpcê voltar a sua própria essência, será muito mais difícil e doloroso.

Seja você o responsável por suas decisões, não delegue a ninguém essa responsabilidade.

Se você gostou do artigo, compartilhe conosco seus comentários abaixo. E se você acredita que este artigo pode ser útil a alguém que conhece, indique-o a esta pessoa.

Quer saber mais como a psicanálise pode lhe auxiliar ou a um familiar nesta ou em outras questões? Entre em contato conosco do Instituto Kundalini, poderemos auxiliá-lo não só através da psicanálise, mas também por meio de outras várias técnicas e terapias, e teremos o maior prazer em lhe atender.

Entre na nossa lista VIP para receber nosso conteúdo por e-mail!