
A autoestima é a sensação ou percepção que uma pessoa apresenta em relação ao seu valor pessoal
A construção da autoestima é um processo que tem início na infância, quando as primeiras noções são os olhares que os pais têm sob elas.
Fazer com que a criança seja confiante para assumir riscos e assim desenvolver segurança para acreditar na própria capacidade, sabendo aceitar o fracasso, exige muito dos pais.
Se não for estimulada a desenvolver habilidades como estas, podem crescer com uma visão distorcida de suas capacidades.
Desenvolver a autoestima vai muito além de fazer elogios, é necessário que haja esforço para entender o filho, ouvindo suas necessidades, impondo limites.
É importante nessa fase, onde se desenvolve a autoestima na criança, evitar críticas, comparações e prezar pela explicação lógica. O excesso de cuidado (superproteção) também pode ser devastador na vida adulta, pois está aí a maior fonte da baixa autoestima.
Pessoas com baixa autoestima não acreditam nos seus potenciais e na capacidade de dar respostas às questões da vida.
Sua estrutura emocional é pouco sólida, o que a torna negativista, insegura e ansiosa, tornando-a incapaz de premiar a si mesmo pelas conquistas, de perdoar a si mesmo e outros, tem problemas de intimidade nas relações e medo de mudanças, pois esconde, muitas vezes inconscientemente, os verdadeiros sentimentos.
Se você se reconheceu em algumas características acima, tenho algo a lhe dizer:
Não se dê por vencido! Qualquer pessoa que se empenhe e se foque, pode superar suas neuroses de baixa autoestima e conseguir uma mudança significativa em todas as áreas da vida.
Dicas para elevar a autoestima
- Faça as pazes com o passado
- Perdoe-se por ser imperfeito
- Participe de trabalhos que beneficiem o próximo
- Separe um tempo para cuidar de si mesmo
- Pratique alguma atividade física
- Cerque-se de pessoas positivas
- Olhe-se no espelho todo dia e encontre algo para admirar-se em si mesmo
- Ame-se!
O verdadeiro processo de libertação da baixa autoestima está na autovalorização, para elevar a autoestima a maior parte do trabalho deve ser realizada por você, mas a ajuda de profissionais como psicanalistas, terapeutas, psicólogos, é de extrema importância, pois eles te ajudarão a encontrar a raiz do problema e a melhor forma de exterminá-lo.
Gostou do nosso artigo? Deixe seus comentários abaixo, certamente as suas experiências serão de grande valia.
E se você quer e precisa melhorar a sua autoestima, conte conosco do Instituto Kundalini, nós podemos lhe ajudar por meio da terapia psicanalítica e várias outras técnicas integrativas que poderão lhe trazer melhor qualidade de vida. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em lhe atender.
Deixar um comentário