Existe uma série de comportamentos e hábitos que pessoas que se declaram felizes de forma verdadeira e espontânea, praticam em suas vidas naturalmente.

A ideia deste artigo foi justamente reunir as principais características que as pessoas felizes possuem, além de serem os mais simples para a sua compreensão e coloca-los em prática.

Eles não possuem uma ordem específica de importância, pois isso é relativo a cada indivíduo e em relação ao meio em que vive, mas cada um possui certamente grande importância neste processo.

Separamos e comentamos os 10 principais para que você definitivamente encontre a sua tão merecida felicidade:

Aprenda a ouvir a sua intuição e seus sinais corporais

Nossa intuição sempre nos alerta através de sinais, principalmente físicos, em nosso corpo quando uma de nossas atitudes ou comportamentos podem ser benéficos ou não. Diante de suas ações ou pensamentos procure sentir o que seu corpo lhe diz. Esta é uma boa sensação de conforto ou é incômoda?

Inicialmente, tais sentimentos podem ser muitos sutis, mas com um pouco de prática e persistência, em muito pouco tempo você irá aprender a se reconhecer e poder diferenciar quais de suas ações poderão ser evitadas para que não lhe tragam aborrecimentos futuros.

Conhecer a si mesmo, e mudar padrões de comportamento, é fundamental se você deseja a felicidade verdadeira e duradoura.

Viva o agora

O passado não pode ser mudado e você deve encarar esse fato. Ele apenas lhe serve como experiência, acerca do que funciona e pode ser repetido; e o que você aprendeu e que jamais deve ser repetido.

 O futuro nunca está definido realmente, ou seja, ele está repleto de infinitas possibilidades e que pode ser alterado a qualquer instante, porém isso se dá sempre no presente.

Com isso em mente, o agora, ou presente, é o único momento que lhe pertence efetivamente. Desperdiçar ou procrastinar esse momento é perder oportunidades de escrever o futuro que você tanto deseja.

Aprenda a aproveitar cada momento e tirar proveito das mínimas coisas. Não lute com o que lhe acontece, pois muito do que lhe surge hoje, são resultados de um mau plantio no passado.

Tenha um tempo para permanecer em silêncio

Não necessariamente, você precisa fazer longas sessões de meditação diariamente, mas é importante que você reserve um momento em que possa isolar-se do mundo, não somente física, mas também mentalmente.

Esses momentos não lhe servirão apenas como um oásis dentro de sua rotina diária estressante, mas começarão a lhe trazer uma conexão maior com seu eu interior, sua consciência.

Buscar um local isolado e silencioso, desligando o celular, permanecendo somente quieto e com os olhos fechados, com atenção em sua respiração por apenas 5 minutos diários, lhe trará benefícios imediatos como alívio de ansiedade e estresse e melhora no raciocínio e tomada de ações e decisões.

É muito comum, entre os iniciantes desta prática, que ao final de uma ou duas semanas, onde começaram com cinco minutos diários, busquem estender este período ou a pratiquem por mais vezes ao longo do dia, pois se percebe rapidamente uma melhora nos resultados diários.

Abandonar o desejo de aprovação das pessoas

Livrar-se deste hábito é algo que irá não somente lhe trazer liberdade, mas muita paz interior e felicidade.

As pessoas atualmente fazem de tudo para “ter”, preocupadas com a moda, aparência, e tantas outras coisas, que mal percebem que foram escravizadas por este comportamento.

Perderam sua identidade pessoal, pois só pensam e fazem o que acham que os demais irão gostar ou aprovar, se esquecendo de totalmente de fazer o que gostam e têm vontade.

Lembrando que “ter” e “ser” são coisas muito diferentes dentro desta perspectiva. O “ter” se refere apenas a uma máscara, produzida com coisas externas, sejam bem materiais, moda, imitação de comportamentos, etc., ou seja, é tudo falso. Um dia essa máscara vai lhe pesando, pois atuar, como um ator de teatro, por muito tempo é exaustivo, conflitante, tedioso e triste. Já o “ser” é algo que vem de dentro, é o que simplesmente você é e mesmo que não goste disso, pode buscar ser alguém melhor, porém aceitar e viver isso de forma aberta e livre é suave e abre sua visão sempre a novos horizontes.

Sabe o que é o pior? Na grande maioria das vezes, ninguém ao redor sequer nota, ou seja, você está abrindo mão de fazer as coisas que deseja e como quer, a troco de absolutamente nada.

Já que isso ocorre, porque não desistir deste tipo de comportamento? Outra dica: Na maioria das vezes, fazer o que você quer e gosta não lhe custará um centavo a mais ou esforço em sua vida, pois será apenas uma escolha entre “seguir o caminho da direita ou esquerda”.

Reconheça quando você está agindo com raiva

Quando você se opõe fortemente a uma pessoa, ou age com raiva diante de uma situação, você na verdade está lutando consigo mesmo.

A raiva é um sentimento onde desejamos que a contraparte, a pessoa que estamos em oposição sofra e sinta o que você está sentindo, mas isso não ocorre e ao final só quem sofre é você.

Buda nos deixa a brilhante frase de que a raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atingir alguém, porém quem se queima na verdade, é você.

Isso não quer dizer concordar com tudo e com todos, mas simplesmente uma decisão de que por pior que seja, ou que tenha feito uma pessoa, você não merece sentir raiva, pois quem sofrerá,mais ainda, é você e não ela.

Deixe de ser a vítima

Você é daqueles que coloca a culpa nos outros, em tudo ao seu redor, e até em Deus, pelas suas infelicidades? Esse tipo de comportamento além de afastar muitos de perto de você, inclusive quem lhe ama, não leva a nada, muito pelo contrário.

Assumir as rédeas de sua própria vida é assumir sua autorresponsabilidade e não delegar a sua felicidade a ninguém, pois somente você pode se responsabilizar por isso.

Saiba que aquelas pessoas ou determinados comportamentos que você mais reage, poderão ser de fato, projeções suas. Na prática, aquilo que você mais odeia nos outros pode ser, na verdade, aquilo que você nega em você mesmo e faz uso de uma máscara inconsciente perante a sociedade para esconder isso.

Em contra partida, o que você mais ama, pode ser aquilo que mais deseja para você.

Em princípio, usar essas sensações pode ser um ótimo auxilio para conhecer melhor a si mesmo. Diante destes sentimentos, imaginar-se no lugar do outro, como a se olhar em um espelho, e refletir a respeito, pode ser um grande aprendizado de autoconhecimento.

Lembre-se: Não há como ser feliz se você busca as coisas no mundo exterior (nos outros). A resposta para tudo o que você busca está no mundo interior (você).

Elimine o perfil de julgamento

Você já deve ter ouvido falar que o perdão liberta, certo? Mas é comum ouvir também o quanto é difícil perdoar.

E na verdade, para muitos perdoar é quase impossível, pois são constantemente julgadores com tudo e com todos. São juízes da vida que impõe em tudo que olham o crivo do certo ou errado.

Aquele que perdoa, primeiramente elimina de si esse perfil julgador. Ele analisa as questões de uma maneira mais ampla e antes de tudo, se coloca no lugar do outro, se questionando o que ele mesmo faria diante de tal situação.

Cada pessoa tem o seu próprio entendimento sobre a vida e suas questões, pois cada um possui uma forma particular de pensar, tem o seu conceito de certo e errado e tem principalmente sua própria referência do que lhe faz bem ou não.

Você já não fez algo em dada ocasião, e depois descobriu que estava completamente errado? E será que você nunca errou com alguém e nem sequer tem ideia do quanto mal causou a ela?

Não somos infalíveis!! E por esta razão não podemos ser juízes de tudo!!

E ter essa noção das coisas, eliminando esse hábito de julgar cada situação, nos torna pessoas mais fáceis e livres para perdoar.

Cuide bem de seu corpo

Um tanto quanto óbvio, mas vale à pena reforçar, porem, sob outra perspectiva.

Como você quer ser feliz no futuro se o seu corpo começar a apresentar desgastes prematuros, seja por falta de cuidados ou por excessos?

Você precisa ver o seu corpo como um veículo que lhe levará em segurança através desta viagem que lhe conduzirá até a felicidade.

Se você conduzir este veículo com segurança, prudência e o devido cuidado, você chegará ao seu destino não só com mais tranquilidade, mas terá disposição ao longo deste percurso e aproveitará com muito mais intensidade a felicidade que conquistar.

Livre-se de seus medos

O medo é fruto daninho de memórias passadas e que dificilmente ocorrerão da mesma forma na atualidade ou futuramente.

As situações que resultaram em momentos ruins no passado, certamente ocorreram em combinação com várias outras variáveis e que por certo dificilmente se repetem da mesma forma.

Você é a mesma pessoa daquela época? Conhece todos os fatos que resultaram nesta situação? Na atualidade as coisas e pessoas ao redor são exatamente as mesmas?

Lembre-se que prudência é uma coisa bem diferente do medo. Prudência é precaução, inteligência e racionalidade, pois se baseia em fatos concretos e objetividade.

Medo é na maioria das vezes irracional, pois você o tem e nem mesmo é capaz de explicar o porquê o sente.

Entenda que tudo é reflexo de uma inteligência

Você por acaso já imaginou o quanto todas as umas das coisas são regidas de forma inteligente?

Desde um pequeno átomo onde suas partículas como prótons, elétrons e neutros são meticulosamente organizados e atuam entre si como quais em um balé em perfeito sincronismo.

Ou as células de cada uma das partes de nosso corpo, uma minúscula abelha que sabe exatamente onde buscar seu alimento, ou até mesmo os planetas e galáxias que também estão dispostas e organizadas tal quais os átomos.

Tudo aquilo que vivenciamos ao nosso redor, ou é constituído por esta inteligência, no caso a dos átomos ou fazemos parte dela, no caso do universo.

E as pessoas ao nosso redor acabam, por certo, fazendo parte destas mesmas forças e energias inteligentes que constituem o todo, logo somos o resultado disso tudo que nos acontece e como no caso dos átomos e dos planetas, não se trata de movimentos e acontecimentos aleatórios, ou simplesmente ao acaso.

Não é porque você não consegue determinar a causa de algo que lhe ocorreu, que isso deve ser atribuído ao acaso. Você simplesmente não sabe a razão, mas não pode atribuir ao acaso.

Pensando assim, será que meus pensamentos e ações negativas, mesmo que não dirigidas a ninguém em particular, não poderiam influenciar as coisas e as pessoas ao meu redor?

Antes de muitas descobertas científicas, o homem atribuía certos fenômenos como obras do acaso, a divindades, demônios, bruxaria e toda a sorte do que chamamos hoje de besteiras e até atrocidades.

Manter a mente aberta para novas ideias e conceitos poderá fazer você pensar “fora da caixa” só pra variar e criar lhe um mundo novo cheio de novas perspectivas e possibilidades.

Conclusão

É certo que para muitos, concordar com o exposto aqui é relativamente fácil, porém colocar em prática é um tanto difícil. São anos vivendo sob o medo e a ansiedade que mal podem explicar. Crenças limitantes que foram absorvidas ainda na infância e que se tornaram hábitos.

Tudo começa com o desejo e a vontade de ser alguém diferente e melhor, um passo de cada vez, absorvendo e colocando em prática cada uma destas ideias, em cada oportunidade que a vida nos dá.

Algumas destas práticas terão resultados bem rápidos e outras demandam tempo, porém quem você quer ser daqui a 10 anos? Quer continuar sendo a mesma pessoa? E se continuar a fazer nada a respeito, infelizmente, talvez daqui a 10 anos, a situação possa até piorar.

Começar hoje, mesmo que devagar, porém com perseverança, em menos tempo que imagina irá olhar para traz e ver o quanto mudou.

A psicanálise é uma excelente forma de buscar o autoconhecimento e resolver muitas questões expostas neste artigo, e até mesmo tècnica de Desenvolvimento Pessoal, ou ainda técnica de meditação e relaxamento e nós do Instituto Kundalini, poderemos auxiliá-lo através de deste caminho para que você compreenda melhor todas essas e outras questões. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em lhe atender.

E você, já pratica alguns destes comportamentos? Tem dificuldade em com algum deles? Deixe seus comentários abaixo e se você gostou deste artigo, indique-o a uma amigo(a).

Entre na nossa lista VIP para receber nosso conteúdo por e-mail!