Criada pelo Neurologista Austríaco Sigmund Freud no século 19, o chamado pai da psicanálise desenvolveu um método clínico com base em investigações científicas com o intuito de conhecer o compreender a psique humana.
Para Freud boa parte da mente humana, o chamado inconsciente representa cerca de 90% desta e apenas 10% seria a parcela consciente de nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Essa enorme parcela de conteúdo inconsciente (que não fazemos a menor ideia dele) é muitas vezes o responsável por muitos sofrimentos do ser humano.
Desde simples comportamentos repetitivos, até neuroses mais acentuadas que muitas vezes podem resultar em doenças psicossomáticas ou impedimentos em nossas realizações pessoais, profissionais, afetivas e familiares.
A terapia psicanalítica tem por objetivo a busca do conhecimento de si mesmo
Trazer ao conhecimento essa parte inconsciente que é na maioria das vezes geradora de sofrimentos e impedimentos em nossas vidas.
Através da associação livre de ideias é possível tomar conhecimento de fatores prejudiciais de nosso inconsciente, sejam eles traumas vividos no passado, tristeza, medo, angústia, ansiedade, abandono, orgulho, entre outras.
E que uma vez que se tornam conscientes passam a ter tratados, minimizados e assim abrindo espaço para as qualidades da pessoa efetivamente, possibilitando uma maior lucidez acerca de nossas crenças, apego, dependência, etc.
Esta técnica nos proporciona o devido autoconhecimento que nos habilita então a trabalhar nossa autoestima, segurança, confiança, atitudes, sentimentos, escolhas, ações, entre outros.
Através da psicanálise você poderá identificar os seus mecanismos de auto sabotagem criados por você mesmo, porém também como a não mais permitir que estes controlem a sua vida.
A psicanálise é uma terapia muito útil no tratamento de sofrimentos psíquicos em geral como a depressão, fobias, angústias, ansiedades, transtornos alimentares, dificuldades sexuais, compulsões, adições, questões de autoestima, entre muitos outras.
A psicanálise cria um ambiente de acolhimento, onde as ideias, pensamentos e ações poderão ser discutidos abertamente, livres de quaisquer preconceitos e julgamentos o que propicia muitos benefícios.
Já foi o tempo em que a psicanálise era tida como tratamento disponível somente a elite da sociedade e hoje o Instituto Kundalini oferece essa oportunidade, tanto presencial quanto remota (Skype, Zoom, etc.).